Seg, 19 de outubro de 2020, 10:49

Campus do Sertão: aposição da pedra fundamental será na sexta-feira, 23
Sede oficial começou a ser construída em outubro de 2019
O campus do Sertão já funciona em sede provisória e a oficial está sendo construída atualmente (foto: Dofis/UFS)

O reitor da Universidade Federal de Sergipe, professor Angelo Roberto Antoniolli, preside na próxima sexta-feira, 23, às 10 horas, a solenidade de aposição da pedra fundamental do Campus do Sertão, em Nossa Senhora da Glória. É a confirmação da construção do espaço definitivo daquele que é o sexto campus da UFS, que efetivamente já funciona desde 2015 em sede provisória.

Após quatro anos da inauguração, a UFS deu início em outubro de 2019 à obra de implantação definitiva do Campus do Sertão, localizado numa fazenda experimental da Embrapa, cedida em outubro de 2017 em regime de comodato por 25 anos. A fazenda de 70 hectares fica localizada a 12 quilômetros da sede de Nossa Senhora da Glória, na vizinhança do município de Feira Nova.

Ali já está quase concluída a primeira etapa de implantação do Campus, que inclui a execução da terraplenagem, pavimentação, drenagem, iluminação pública e infraestrutura de energia e telefonia. Obra orçada em R$ 6.563.061,42, em andamento. Está em andamento também a construção de dois prédios laboratoriais, com pavimentos térreo e superior, em área construída de 1.310 m², um abrigo para motos e um paraciclo para 16 bicicletas. Essa obra está orçada em R$ 6.146.187,05.

E já foi iniciada a construção da Vivência do Campus do Sertão, um complexo com quatro edifícios que se interligam por um grande pátio central, com auditório, biblioteca, refeitório, administração e espaço comercial. Obra orçada em R$ 11.189.087,71. Desde 2015, já foram investidos R$ 25.303.966,53 na sede provisória e no novo Campus do Sertão.

Diversos parceiros

O Campus do Sertão é uma vitória da gestão do reitor Angelo Antoniolli, que contou com diversos parceiros para conseguir realizar esse que era um sonho da UFS e da população sertaneja. Com o apoio da Embrapa, do Governo do Estado, da Prefeitura de Nossa Senhora da Glória e da bancada federal sergipana em Brasília, em março de 2014 o Ministério da Educação comunicou ao reitor a decisão de construir o Campus do Sertão.

Com professores e servidores qualificados, o Campus abriga os cursos de Agroindústria, Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia e o primeiro vestibular, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, foi realizado em julho de 2015. Foram oferecidas 200 vagas distribuídas entre os quatro cursos. Anualmente ainda são ofertadas 50 vagas para cada um dos cursos, que utilizam a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP ou, em inglês, PBL).

A Aula Magna aconteceu no dia 29 de setembro de 2015 e foi proferida na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no centro de Glória, pela professora Maria Lúcia de Oliveira Falcón, do Departamento de Economia (DEE/UFS), sob o título "Desenvolvimento Territorial e Regional". O professor Jodnes Sobreira Vieira, diretor do Campus do Sertão, enalteceu no seu discurso a importância daquela realização para os municípios do sertão sergipano e para todo o Estado. A primeira turma, do Curso de Agroindústria, formou-se em julho de 2019.

“Ao tomarmos conhecimento dessa área, buscamos o apoio inicial da Embrapa sediada em Aracaju. Os seus técnicos, dentre eles Manoel Moacir Costa Macêdo, fizeram a ponte com a Embrapa de Petrolina. O então governador Jackson Barreto conseguiu junto ao então ministro da Educação, Aloísio Mercadante, a implantação do campus do Sertão. A senadora Maria do Carmo decidiu amadrinhar o referido campus junto ao seguinte ministro da Educação, Mendonça Filho. E o então senador Eduardo Amorim se predispôs a nos levar à presidência da Embrapa. Enfim, na implantação e desenvolvimento do Campus do Sertão, contamos sempre com o apoio importante da bancada federal. Somos gratos a todos que apoiam a UFS”, recordou o reitor Angelo Antoniolli.

Diversos parceiros

Marcos Cardoso