Qua, 28 de julho de 2021, 14:09

UFS mobiliza entidades empresariais para estreitar relação com setor produtivo do estado
Reunião aconteceu na última terça-feira, 27, no campus de São Cristóvão
Em reunião, UFS recepcionou entidades empresariais pensando em gerar soluções inovadoras para a sociedade. (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Desenvolver pesquisas que possam gerar soluções inovadoras para a sociedade é um dos principais desafios no mundo acadêmico. Pensando nisso, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) mobilizou entidades empresariais, a fim de estreitar a relação com o setor produtivo do estado e fortalecer o desenvolvimento regional a partir de projetos científicos e de inovação.

Durante a reunião realizada na última terça-feira, 27, no campus de São Cristovão, o reitor da UFS, professor Valter Santana, enalteceu a aproximação com o setor empresarial sergipano e destacou o papel da universidade na busca de estratégias para o desenvolvimento do estado.

“É uma felicidade muito grande abrir as portas da UFS para entender os problemas diretos que são enfrentados pela sociedade e induzir ações que visem promover o desenvolvimento regional, por meio de nossos editais de extensão, de pesquisa. Então, é um marco. Agora vamos buscar consolidar essa parceria e ter a universidade como agente de transformação ativa nesse processo de desenvolvimento econômico e social,” pontuou o reitor.

Projeto tem o objetivo de fortalecer o desenvolvimento regional a partir de projetos científicos e de inovação

O coordenador da Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (Cinttec), professor Antônio Martins, apresentou o portfólio da UFS no desenvolvimento de pesquisas científicas e de inovação e reforçou a importância de efetivar a parceria com o setor produtivo.

“É muito importante que a universidade sinta a 'dor' do empresariado. No momento pós-pandemia isso vai ser fundamental. Por exemplo, o que podemos fazer para melhorar as condições da indústria que foi tão afetada nesse cenário pandêmico? Se conseguirmos ter editais induzidos setoriais, fazendo com que o conhecimento da universidade auxilie a resolução dos problemas, vai ser o primeiro de muitos outros passos que virão e vão fazer com que a universidade fique mais próxima da sociedade,” ressaltou Antônio Martins.

Seis membros do Fórum Empresarial de Sergipe participaram do encontro. Entre eles, o empresário Juliano Souto, do Grupo Fasouto, que valorizou o diálogo com a academia. Isso porque, segundo ele, um dos propósitos do Fórum é justamente elaborar propostas para a promoção do avanço econômico e social, estimular o despertar da consciência da sociedade para as potencialidades do estado e lutar pelo fortalecimento da atividade empresarial.

Professor Antônio Martins, coordenador da Cinttec, apresentou o portfólio de projetos da UFS

“A UFS é um patrimônio que Sergipe tem pela sua qualidade, pela formação dos seus profissionais. Essa aproximação da academia com o mundo empresarial proporcionada agora por essa iniciativa é um marco histórico. Vamos unir tudo que a universidade tem de conhecimento e de capacidade e aplicar isso no mundo real. Acredito que estaremos dando um grande passo para o desenvolvimento do estado de Sergipe,” salientou o empresário.

Paulo do Eirado Filho, superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SE), afirmou que a perspectiva é otimista na aproximação com a universidade e classificou a parceria com a academia como um caminho até natural.

“Acho que a universidade tem que ter essa aproximação não só com o setor produtivo, mas com a sociedade de um modo geral. Então, a importância da Universidade vai se revelar exatamente com a prestação de serviço, que ela possa trazer tanto para economia como para a qualidade de vida, a melhoria das condições de vida em geral. A UFS tem todo esse potencial e o setor produtivo também está ávido por esse momento,” pontuou o superintendente.

O vice-reitor da UFS, professor Rosalvo Ferreira, os pró-reitores de Extensão e de Planejamento, Sueli Pereira e Kleber Fernandes, respectivamente, também participaram da reunião, além do coordenador do projeto Inova Mais Sergipe, Roger Barros.

Josafá Neto

Atualizado em: Qua, 28 de julho de 2021, 14:26